Empreendedor Digital

Descubra as vantagens e desvantagens de ser um empreendedor digital

A quantidade de brasileiros que acessam a internet diariamente está crescendo cada vez mais. Dessa forma, a ideia de investir em um negócio pela web também se torna mais atraente e investir em franquias digitais se torna uma alternativa bem rentável. Quer saber quais são as vantagens e desvantagens de ser um empreendedor digital? Confira a seguir!

O mercado digital não cai nem mesmo na crise, o que representa uma excelente oportunidade para quem deseja investir. Segundo o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação (IBMA), mais ou menos 20 mil empreendedores digitais surgem no Brasil mensalmente!

Porém, de acordo com um estudo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, foi revelado que 33,3% dos comércios digitais acabam por fechar com menos de dois anos de existência, isso devido a uma ausência de conhecimentos e experiências no que diz respeito à gestão de um negócio no âmbito digital.

É essencial para uma empresa, mesmo que seja online, que haja uma capacitação tanto do empreendedor quanto dos funcionários. Mas, quando se trata de empreendimento no meio virtual é preciso ainda mais, é necessário estudar e se especializar nas peculiaridades desse mercado.

Além disso, é preciso grande perseverança, pois leva algum tempo para colocar as finanças em ordem e ter algum dinheiro no caixa, pois gerar lucro não é algo que acontece da noite para o dia. Leva tempo!

E quais são as desvantagens do empreendedorismo digital, afinal?

Nem tudo é festa. Ter um negócio digital é algo que também tem seus contras. Veja só!

  • O começo é sempre mais difícil: Graças à grande quantidade de produtos que são oferecidos na web, fica bem complicado manter as finanças no mais perfeito equilíbrio logo de cara, mas, passado algum tempo – provavelmente meses – com mais experiência, você consegue ter um negócio mais sólido.
  • Salário Fixo: É difícil saber com exatidão o quanto você irá receber no mês que vem. Para falar a verdade, você venderá mais produtos em alguns meses e menos em outros, e tudo depende de uma série de fatores internos e externos. Contudo, uma boa projeção de resultados poderá te preparar para situações em potencial – sejam negativas ou positivas – e gerar certa tranquilidade, tanto para você quanto para suas finanças. Basta investir em um bom controle financeiro.
  • Jornada de Trabalho: É normal que aspirantes a empreendedores digitais acreditem que não terão de trabalhar duro todos os dias para conquistar o sucesso. Porém, isso é um engano! O empreendedor normalmente trabalha mais de 44 horas semanais, mas a recompensa vem com o sucesso.

E quais são as vantagens do empreendedorismo digital?

  • Baixo Investimento: É necessário que você faça um investimento de aproximadamente R$ 100.000,00 para começar um negócio. Contudo, quando falamos em um e-commerce ou empresa digital, o investimento é muito, mas muito menor, podendo ter uma redução de até 90%.
  • Negócio Próprio: Ter uma empresa para chamar de sua é o sonho de muitos.
  • Mais tempo para viver: O mercado digital confere a possibilidade de o empreendedor trabalhar em casa, ou mesmo em qualquer lugar que desejar. É o regime home-office, que oferece tranquilidade, estabilidade e conforto para quem trabalha no meio.

Essas são as vantagens de investir no comércio digital. Agora que você já sabe como investir em um negócio pela web pode ser lucrativo e vantajoso para a sua carreira, não existem mais razões para não começar! Invista no seu futuro e siga o caminho rumo ao sucesso!

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *